O nome desta terrível doença é PORFIRIA CUTÂNEA.
A doença é parte de um grupo de distúrbios conhecidos como porfirias que levam a problemas mentais e físicos devido à superprodução de certas enzimas pelo corpo.
Pode ser tanto genética como adquirida ao longo da vida.
A doença causa bolhas, inchaço, necrose da pele e depois da exposição à luz solar a urina fica azul, rosa, marrom ou preta.
Por consequência de uma severa anemia a pele apresenta-se muito pálida, e pode conter manchas vermelhas provenientes da disfunção de pigmentos sanguíneos.
Sair ao Sol causa danos pela extensão da sensível camada cutânea, por isso os hábitos noturnos dos doentes se intensificam. Relatos contam que a ingestão de sangue de animais era uma maneira de se esquivar dos terríveis sintomas da anemia.
A produção de pelos pelo corpo aumenta, como uma medida do nosso organismo para proteger a pele degradada, o rosto dos enfermo pode chegar a ficar coberto de pelos, assemelhando-se à umafera. Essa corrosão dos tecidos é mais frequente na região dos lábios, o que deixa os dentes expostos, dentes estes muitas vezes já apodrecidos. Devido aos seus sintomas as pessoas eram caracterizadas como sendo vampiros e lobisomens e até zumbis.
2 comentários:
ResponderExcluir
ResponderExcluir