A carcaça encontrada em Cantabria é da misteriosa e lendária Architeuthis Dux , que ainda não está claro se é habitante de águas profundas, a carcaça seré colocada em exposição .
Banhistas da comunidade espanhola de Cantábria foram surpreendidos quando quase tropeçaram sobre a carcaça de uma lula gigante que tinha sido trazida pela maré quase totalmente intacta. Dos habitantes de grandes profundidades, os Architeuthis Dux é a mais lendária e misteriosa, medindo 30 metros e pesando cerca de 400 kilos.
Ele foi entregue ao Museu Marítimo de Cantabria, onde foi limpo e congelado , enquanto esperam uma decisão entre os cientistas do museu e do governo , como o que será feito com o cefalópode colossal.
( De acordo com o El Diario Montanes , houve alguma discussão sobre a propriedade, e não fica claro se a lula será colocados em exposição , eventualmente , ou dissecada em nome da ciência . Segundo alguns relatos , era inicialmente para ser simplesmente cremado. )
Independentemente disso, a descoberta foi notável, considerando que lula gigante , embora eles sejam os maiores invertebrados na terra, são extremamente evasivo e, portanto, difíceis de estudar .
Eles geralmente residem em profundidades de entre 1.000 e 3.000 metros, e até o momento que os cientistas aprenderam vem de carcaças que trazidas pela maré até as praias, e em péssimas condições, e raramente são encontradas carcaças inteiras.
No entanto , os cientistas são persistentes em sua busca para saber mais. Em 2004, pesquisadores japoneses capturaram as primeiras imagens conhecidas ao vivo da lula gigante . Em 2006 , uma equipe de pesquisadores japoneses trouxe à tona uma lula fêmea viva medindo 24 pés .
As criaturas misteriosas , enquanto isso, continuam mergulhadas nas lendas.
Nos tempos dos navegadores antigos, o Architeuthis Dux , que reside nas profundezas sem luz de todos os oceanos do mundo , acredita-se que geraram contos de monstros marinhos , como o lendário Kraken.
Architeuthis Dux era uma das criaturas monstruosas no clássico romance de ficção científica de Júlio Verne, " Vinte Mil Léguas Submarinas ". ( Publicado pela primeira vez em 1870 e feito em um filme da Disney , em 1954 ).
Ele foi representado em outros livros , também, a partir de Herman Melville " Moby Dick " deIan Fleming “Dr. No” Peter Benchley .
Para muitos, a simples menção de lula gigante evoca imagens de os animais travando batalhas ferozes com cachalotes em mergulhos profundos , embora nestas batalhas a lula é a presa e as baleias são os predadores.
Há apenas poucos exemplares desta espécie em museus em exposição. Felizmente, o público em Cantabria em breve será capaz de admirar este espécime notável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário