Em fevereiro de 1891, os primeiros anúncios começaram a aparecer nos jornais : " Ouija , Conselhos vindo de um mundo maravilhoso ", o brinquedo foi um verdadeiro sucesso, inicialmente em Pittsburgh e todas as lojas queriam esta novidade , descreviam um dispositivo mágico que respondia às perguntas que os usuários faziam " sobre o passado , presente e futuro com uma precisão admirável " e prometia " nunca falha, diversão e lazer garantido para todas as classes ", um canal aberto para "o conhecido e o desconhecido , o material e o imaterial".
Outro anúncio em um jornal de Nova York declarou que era " interessante e misterioso" e declarou , " Diversão garantida para todas as idades, desde jovens á adultos e somente por US $ 1,50".
Anuncio original de um jornal de 1891 |
Este tabuleiro milagroso e misterioso e que conversava com o além era basicamente o que é vendido em lojas de jogos na atualidade : Uma placa plana, com as letras do alfabeto dispostas em dois semi -círculos acima dos números de 0 a 9 , as palavras "sim" e "não" nos cantos mais altos , " Até logo (Good bye, no original americano) " na parte inferior ; acompanhado por uma "cursor ", um dispositivo em forma de lágrima , geralmente com uma pequena abertura no corpo , que serve para manobrar sobre o tabuleiro . A idéia era que duas ou mais pessoas se sentavam em volta da mesa , colocavam as pontas dos dedos sobre o cursor , faziam uma pergunta , e para espanto de todos , o cursor ia de letra em letra , soletrando as respostas aparentemente de própria vontade. A diferença dos tabuleiros da atualidade está nos materiais que são feitos hoje em dia , são de papelão ao invés de madeira , e o cursor é de plástico.
Este modelo é vendido pela HASBRO e custa em média US$20,00 |
A verdadeira história e origem do tabuleiro Ouija é quase tão misteriosa como a forma como o "jogo" funciona. O historiador Robert Murch vem pesquisando a história do tabuleiro Ouija desde 1992 , quando começou sua pesquisa ele ficou admirado e diz: - Ninguém realmente sabia nada sobre suas origens , o que lhe pareceu estranho : " Para uma coisa tão icônica que atinge tanto medo e lendas dentro da cultura americana , como pode ninguém sabe de onde veio ? "
Até o momento nem ele e nem outro historiador sabe ao certo de onde é a origem ou quem inventou, mas existem varias teoria e lendas sobre ente brinquedo que é um canal (alguns dizem que na realidade é um portal) aberto para o além.
historiador Robert Murch, especialista em tabuleiros Ouija |
Casos sinistros de pessoas que "jogaram" com este brinquedo:
1 - Em 1920, agências de notícias americana relataram que crimes que não eram solucionados á anos foram resolvidos através do uso do tabuleiro Ouija, policiais estavam procurando pistas sobre misterioso assassinato de um apostador da cidade de Nova York, Joseph Burton Elwell , para a frustração da polícia não conseguiam nada, até que um dos investigadores, por brincadeira, jogou com o tabuleiro e fez perguntas sobre o caso, para espanto de todos surgiu um nome de uma pessoa (não conseguimos achar a reportagem original e não deu para saber o nome do suspeito) e um nome de um local, quando os policiais foram no local, acharam a arma do crime e o criminoso confessou.
O criminoso disse que não suportava mais os fantasmas que o assombrava e diziam para ele confessar o crime.
Foto original de Joseph Burton Elwell |
2 - Em 1921 , o The New York Times informou que uma mulher de Chicago que estava sendo encaminhada para um hospital psiquiátrico tentou explicar aos médicos que ela não estava sofrendo de loucura, mas que os espíritos que tinham saído do tabuleiro Ouija tinha dito a ela para deixar o corpo morto de sua mãe na sala de estar por 15 dias antes de enterrá -la no quintal.
3 - Em 1930, os leitores da conceituada revista Reader`s Digest ficaram chocados com uma reportagem sobre duas mulheres em Buffalo , Nova York, que haviam assassinado outra mulher, supostamente sobre a influência de mensagens do tabuleiro Ouija.
4 - Em 1987, São Paulo, Brasil, um grupo de amigos decidem brincar com o tabuleiro, mas como eles não tinham um original, improvisaram com uma folha de papel escrita com o formato do original e como cursor, um copo(*leia nota abaixo), todos colocaram os dedos em cima do copo e começaram a fazer perguntas e o copo começou a se mover, soletrando letra por letra as respostas das perguntas, até que chegaram a pergunta fatídica, "Qual é o seu nome?" e a resposta foi imediata "Satã", todos ficaram assustados e decidiram para o "jogo", mas um deles começou a brincar, dizendo que não era verdade, que algum dos componentes da brincadeira estava movimentando para formar as respostas.
Sem explicação o copo foi lançado na direção do rapaz, sem ninguém tocar nele, e o braço do rapaz começou a pegar fogo.
No desespero ele saiu correndo e foi em direção á janela e acabou caindo do prédio.
O caso foi muito comentado na mídia da época e saiu em vários jornais.
* Nota: Aqui no Brasil não é vendido o tabuleiro Ouija, então foi criado um similar e geralmente é chamado de "Jogo do copo".
Caro amigo/leitor, nós do Conteúdo curioso gostaríamos saber qual é a sua opinião sobre este assunto ou se você conhece algum relato sobre alguém que brincou com um tabuleiro Ouija, caso saiba, use o comentário desta matéria e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook Cruel Realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário