As letras plagiadas são vítimas da tentação de querer fazer tão bem feito como alguém já fez, são vítimas da atração e até mesmo da inveja. Muitos plágios, são bem perceptíveis, mas algumas vezes as cópias acontecem sem o compositor sequer perceber. Para uma música ser considerada plagiada, ela precisa ter um certo número compassos que comprove ser cópia de outra.
Plagiar um texto é crime previsto no código penal e pode dar cadeia. É considerado violação dos direitos autorais, artigo 184, a pena é de três meses a um ano de prisão, ou multa. Se o ato do plágio visar lucros, a pena pode chegar a quatro anos mais o pagamento de multa. Ou pode ser considerado falsidade ideológica, neste caso a pena pode ser de até cinco anos de prisão. Mas nunca devemos descartar a hipótese de uma terrível coincidência.
Plagiar um texto é crime previsto no código penal e pode dar cadeia. É considerado violação dos direitos autorais, artigo 184, a pena é de três meses a um ano de prisão, ou multa. Se o ato do plágio visar lucros, a pena pode chegar a quatro anos mais o pagamento de multa. Ou pode ser considerado falsidade ideológica, neste caso a pena pode ser de até cinco anos de prisão. Mas nunca devemos descartar a hipótese de uma terrível coincidência.
Beyoncé
A coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker acusou a cantora norte-americana Beyoncé Knowles de plagiar dois dos seus espectáculos no videoclipe 'Countdown'. Johanne De Bie, porta-voz da companhia de Keersmaeker, disse à uma agência francesa que 'Countdown' foi analisada e encontraram muitas semelhanças com com Rosas danst Rosas, obra que Anne Teresa coreografou em 1983 e que Thierry de Mey transformou em filme em 1997.
Já em 2005, Beyoncé teve que enfrentar a compositora Jennifer Armour, que a acusava de ter roubado sua melodia e letra no single ´Baby Boy´.
Katy Perry
O DJ Dillon Francis acusou Katy Perry pelo Twitter dizendo que ela "roubou sua ideia " e a usou no clipe da música "Roar". Durante o clipe, Katy escreve a letra da música como se fosse uma conversa no WhatsApp, cena muito semelhante à do clipe "Messages" do DJ. Esta não foi a primeira vez que a cantora foi acusada, meses antes, segundo o jornal "The Guardian", internautas disseram que o primeiro single do novo álbum da cantora, "Prism", tinha melodia semelhante à da música "Brave", de Sara Bareilles. Em maio de 2013, a própria Katy Perry postou a música de Sara em seu Twitter afirmando adorar a cantora.
Essa não é a primeira e não será a última vez em que um artista é acusado de 'roubar' a ideia de outro em uma música ou clipe musical. Ao longo dos anos, cantores famosos já enfrentaram processos e acusações de plágio. Confira a seguir alguns casos.
Anitta
Em setembro de 2013, a cantora Anitta foi acusada de plágio pela mãe da MC Bruninha. A mãe da funkeira alega que a parte inicial do sucesso 'Show das Poderosas' de Anitta é idêntica da música 'Corpo de Mola' que ela escreveu e que a fila interpreta. Segundo o advogado de acusação, Anitta se apropriou da obra de sua cliente ao se intitular autora da canção que tem o mesmo arranjo da música da mãe de MC Bruninha.
Britney Spears
A cantora pop foi acusada de plagiar três clipes em seu clipe 'Work Bitch'. Pelas imagens, dá para perceber que Britney dança no meio do deserto sobre um quadrado brilhante com o mesmo tipo de cenário e figurino que a diva chinesa Jane Zhang no clipe 'Personal Look', depois dança sobre uma plataforma redonda no centro de uma piscina, assim como a estrela pop mexicana Prima J. no clipe 'Corazón'. Por fim, Britney ainda 'adestra' suas dançarinas assim como fez a pop star sérvia Nikolija, para aumentar a semelhança, os penteados e as roupas também são muito parecidos.
Nicki Minaj
A cantora foi acusada de plágio e processada pelo artista da música eletrônica underground Clive Tanaka. Segundo o músico, a cantora plagiou a sua música 'Neu Chicago' no single 'Starships' que foi produzido por RedOne, Carl Falk, Wayne Hector e Rami Yacoub. A música quebrou um recorde e permaneceu durante 21 semanas consecutivas no Top 10 da Billboard. O advogado de Clive declarou que as músicas são tão parecidas que é praticamente impossível ser uma coincidência.
Madonna
Nem mesmo a Rainha do Pop conseguiu escapar das acusações de plágio. Ela é acusada de copiar 'Ma Vie Fout L’Camp', composta por um belga chamado Salvatore Acquaviva, em sua música ´Frozen´. Em 2005, Madonna foi julgada no tribunal da Bélgica e perdeu a causa. A música é proibida de tocar no país até hoje.
Beatles
Engana-se quem pensa que os Beatles não passarm por crises. A famosa música 'Come Together' da banda tem uma base muito parecida com 'You Can't Catch Me', de Chuck Berry.
Wiil I Am
O membro da banda Black Eyed Peas foi acusado de ter 'roubado' a melodia de uma música dos produtores Mat Zo e Arty em sua música 'Let´s go'. A música é quase idêntica, em alguns trechos, à música 'Rebound', e ainda por cima há o fato de Will ter, aparentemente, recebido o apoio da dupla, mas os produtores negaram. Ainda assim, Mat Zo foi educado e disse: 'Para concluir, talvez seja melhor investir energias elogiando 'Rebound' ao invés de xingar Wiil I Am e Chris Brown'.
Alicia Keys
O compositor Earl Shuman acusou a cantora de ter usado partes de uma música dele sem sua permissão, e entrou com um processo de violação de direitos autorais contra ela. De acordo com o compositor, a música 'Girls On Fire' de Alicia Keys, é muito similar à música 'Hey There Lonely Girl' que foi composta por ele.
Frank Ocean
No começo deste ano, Micah Otanpo entrou com uma ação judicial contra Frank Ocean, alegando que ele 'roubou' seu hit 'Lost'. Otano diz que a canção foi originalmente chamada de 'Daylight', e foi ele quem escreveu, não Frank. Otano explica que co-escreveu essa cãnção com Malay, o produtor de Frank, e foi ele quem copiou a música e a renomeou antes de dá-la a Frank Ocean.
Lady Gaga
A cantora vive se metendo em encrenca. Segundo a versão britânica do 'Huffington Post', Gaga teria novamente plagiado Madonna, desta vez usando as bases da canção 'Girl Gone Wild', do álbum 'MDNA', que a Rainha do Pop lançou em 2012. Antes disso, a Gaga já tinha sido acusada de plagiar 'Born this Way', cujas bases são idênticas a 'Express Yourself', também de Madonna.
A cantora Rebecca Francescatti também se sentiu injusticida e entrou com uma ação judicial contra Gaga, acusando-a de ter plagiado elementos da música 'Juda', que ela compôs em 1999, para utilizar no seu hit 'Judas'. As duas artistas já trabalharam com o produtor Brian Gaynor, que também está sendo processado, de acordo com os advogados de Rebecca. O processo conta com mensagens de texto entre Lady Gaga e o produtor RedOne que mostram que Gaga também 'roubou' outros trechos de música que estão no seu hit 'Judas', e depois ainda plagiou a música 'Invanding my mind', de Jennifer Lopez.
Taylor Swift
A estrela da música 'I Knew You Were Trouble', ('Eu sabia que você estava com problemas', em tradução livre) foi acusada de ter plageado letras do cantor americano Matt Nathanson. O trecho 'And I forget about you long enough to forget why I needed to', da música 'All too well' de Taylor Swift, é muito similar ao trecho 'And I'll forget about you long enough to forget why I need to' de uma música de Matt. Taylor é, declaradamente, fã de Matt Nathanson, e chegou a escrever letras de músicas dele em seus braços durante shows.
Muse
O compositor Charles Bolfrass entrou com um processo de US$ 3.5 milhões contra o Muse em 2012. Ele alegava que contatou a banda em 2005, com a ideia de escrever um tipo de música que mesclaria rock com ópera, e apresentou suas ideias em uma canção chamada 'Exogenesis'. Quando Muse lançou o álbum The Resistance, em 2009, havia músicas intituladas de 'Exogenesis I', 'Exogenesis II' e 'Exogenesis III', o que Charles acredita ser seu trabalho.
One Direction
A boy band britânica One Direction - a banda queridinha da música pop - foi acusada de plágio em seu hit 'Live While We're Young'. Segundo o site da revista inglesa especializada em música NME, vários usuários do Twitter se irritaram após descobrirem que os primeiros acordes da música são idênticos ao de Should I Stay Or Should I Go, canção mais conhecida do grupo punk The Clash, lançada em 1981.
Latino
O cantor brasileiro tem enfrentado diversas acusações de plágio desde que lançou uma versão em português do sucesso sul-coreano 'Gangnam Style', do cantor Psy.
Irritado com as críticas, Latino já se defendeu declarando que sua música se tratava de uma reinterpretação, tal como uma divertida homenagem, e que de cópia não tinha nada.
Rihanna
O fotógrafo Bryan Derballa, do site Lovebryan, afirmou que o clipe do single 'We Found Love' é um plágio do trabalho da fotógrafa Sandy Kim. Segundo o fotógrafo, o vídeo de Rihanna se apropria do tema e do trabalho de Sandy Kim. 'Sandy não é a única pessoa a fotografar travesseiros e quartos bagunçados, mas no geral há uma grande influência', afirmou Bryan Derballa em seu site.
Na foto, algumas comparações selecionadas por Bryan Derballa dos dois trabalhos. No lado esquerdo estão as fotos de Sandy Kim, no lado direito os frames do vídeo de Rihanna.
Esta não foi a primeira vez que um clipe de Rihanna é acusado de copiar conceitos de fotógrafos famosos. A cantora foi processada pelo fotógrafo David LaChapelle por conta do conceito do clipe de 'S&M', muito parecido com as fotos do artista.
Luan Santana
As redes sociais fervilharam de fãs incrédulos na época do lançamento de 'Nega', hit do sertanejo Luan Santana. Os usuários acusaram o cantor de ter plageado o rapper paulista Projota, que lançou a música 'Acabou' em 2008.
As redes sociais fervilharam de fãs incrédulos na época do lançamento de 'Nega', hit do sertanejo Luan Santana. Os usuários acusaram o cantor de ter plageado o rapper paulista Projota, que lançou a música 'Acabou' em 2008.
O plágio teria ocorrido na frase 'Tava arrumando a minha vida, mas tô doido procê bagunçar', que é citada nas duas canções.
Jessie J
A cantora britânica Jessie J, conhecida pelo hit 'Price Tag', está sendo acusada de plágio pela banda californiana Loomis & The Lust. Segundo o vocalista, Will Loomis, a canção 'Domino' tem elementos importantes da música 'Bright Red Chords', de autoria da sua banda.
Coldplay
A banda já foi vítima de inúmeras acusações de plágio em diversas músicas. No disco 'Mylo Xyloto', a faixa 'Up With the Birds' tem trechos de 'Driven by You', de Brian May, e 'Anthem', de Leonard Cohen. Em 'Princess of China', a banda usa Takk, da banda finlandesa Sigur Rós. Além disso, a música 'Viva la Vida' também é muito semelhante a ´If I Could Fly´, de Joe Satriani
Pete Doherty
O poeta Nick Toczek acusa a banda Babyshambles, criada e liderada por Pete Doherty, de ter copiado uma linha do poema 'Stiff With A Quiff' que ele escreveu em 1983. Segundo o poeta, a mesma frase está na música 'Baddies´s Boogie' que faz parte do segundo álbum da banda, o 'Shotter´s Nation'. Pete teve que pagar dez mil libras ao poeta por ter plagiado o poema.
Leona Lewis
Depois de ter lançado o hit 'Collide', o Ministério do Som da Grã-Bretanha alegou que a música tem a mesma batida do hit 'Penguim' de Avicci. Embora Leona diga que Avicii estava ciente do uso, o DJ declarou no Twitter 'eu não produzi isso e nem eu, nem o meu empresário aprovaríamos isso'.
Owl City & Carly Rae Jepsen
Owl City escreveu uma música junto com Carly Rae Jepsen intitulada de 'Good time'. Mas a compositora e cantora Allyson Nichole Burnett, da banda Alabama, entrou com processo contra eles. Ela alega que o trecho 'a catchy pop vibe that both draws people in and sticks in people's heads' faz parte da sua música 'Ah, It´s a Love Song'.
Usher
O cantor foi acusado de plágio por Ernest Lee Straughter, que disse que o hit 'Burn', que Usher lançou em 2004, é um plágio da música 'Reasons' que ele compôs em 1998. Ernest acredita que Usher teve acesso à música por meio de Warren G, que ajudou tanto Usher como Ernest em suas composições. Usher nega.
Maroon 5
No disco Overexposed, lançado este ano, há duas faixas baseadas em músicas de outras pessoas: 'Wasted Years' que copia o saxofone de Little Richard em The 'Rill Thing', enquanto a introdução de 'Wipe Your Eyes' é idêntica ao refrão da música 'Sabali', de Amadou & Mariam.
No disco Overexposed, lançado este ano, há duas faixas baseadas em músicas de outras pessoas: 'Wasted Years' que copia o saxofone de Little Richard em The 'Rill Thing', enquanto a introdução de 'Wipe Your Eyes' é idêntica ao refrão da música 'Sabali', de Amadou & Mariam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário