segunda-feira, 14 de outubro de 2013

17 fatos sobre zumbis, que você provavelmente não sabia.

Vamos ser sinceros: nesse Halloween, as bruxas não estão em sua melhor forma. Os vampiros e os lobisomens também parecem ter dado um descanso. O mundo todo só fala em zumbis – e secretamente torce por um apocalipse organizado por esses caras. Agora pegue uma espingarda, proteja sua cabeça e vamos conhecer melhor esses seres tão pops.



1) Eles são pré-históricos. Não pense que zumbis são modinha dos dias de hoje. De acordo com o livro The Mythical Creatures Bible, de Brenda Rosen, as lendas sobre mortos-vivos existem há milênios. Em uma história sobre o herói mitológico Gilgamesh (não, não estamos falando de Final Fantasy), uma deusa irada acaba provocando um ataque de cadáveres famintos pelo planeta. Isso que é um apocalipse zumbi old school.

2) Nem todo zumbi vive só de cérebros. Os Draugr, da mitologia nórdica, são os primos vikings dos zumbis que conhecemos hoje em dia. A diferença é que esses caras tinham uma queda por sangue humano, ao contrário das estrelas de The Walking Dead. Além disso, eles também tinham a capacidade de se tornar gigantes como forma de proteger tesouros.


3) Eles valem muito. Os mortos-vivos sabem como fazer dinheiro. Em uma estimativa do site 24/7 Wall St, todos os livros, filmes, séries e produtos relacionadas a zumbis estão valendo, juntos, cerca de 5 bilhões de dólares.

4) O melhor lugar para encontrar um zumbi é o Haiti. Ou pelo menos era há cem anos. Nessa região, a cultura do vudu é bastante forte, assim como as lendas sobre mortos-vivos rondando cidades. Muitos haitianos realmente acreditavam que era possível rolar uma “zumbificação” da humanidade. Aliás, de acordo com uma reportagem do Discovery Channel, foi a invasão americana no Haiti que levou essas crenças para Hollywood.

5) Eles não durariam o suficiente para causar um apocalipse. Pã! O site americano Cracked fez uma lista (em inglês) com 7 motivos que derrubam todas as chances dos zumbis em uma possível guerra contra os humanos. O pior é que eles têm ótimos argumentos: os mortos-vivos não aguentariam o calor nem o frio, não se curam de feridas e não têm capacidade de escalar montanhas, por exemplo. No fundo, até dá para pensar que são criaturas frágeis, não é mesmo? =)

6) A palavra “zumbi” está relacionada com a palavra africana Nzambi, que significa “deus.”

7) 08 de outubro é o Dia Mundial do Zumbi.

8) Existem basicamente duas teorias sobre a origem de zumbis: 1) uma pessoa amaldiçoada morre e retorna como um zumbi, e 2) uma pessoa contrai um vírus ou é exposto à radiação.

9) Múmias não são geralmente consideradas como zumbis porque zumbis enquanto estão em um constante estado de decadência, múmias são fisicamente preservadas.

10) Como os vírus não são organismos vivos independentes e precisam de um organismo vivo para se reproduzir, um “vírus zumbi” pode ser considerado um equívoco, porque os zumbis são geralmente pensados para serem mortos.

11) Alguns críticos acreditam que os zumbis preferem o sabor da carne humana (se é que eles podem sentir o gosto de alguma coisa), porque a carne humana quente pode ter a ver com um vírus zumbi precisando de DNA fresco ou de algum microorganismo parasita receber algum tipo de alimento a partir de células de sangue vivo.

12) Em ciência da computação, um zumbi é um computador que foi tomado por um vírus, um cavalo de tróia, ou um hacker. A maioria dos proprietários de computadores zumbis são inconscientes de que seus computadores foram comprometidos.

13) Os 10 países mais seguros durante um surto de zumbis de acordo com a localização geográfica, topografia, população armada, a densidade populacional, e os preparativos militares são as seguintes: 1) Austrália, 2) Canadá, 3) Estados Unidos, 4) Rússia, 5) Cazaquistão, 6) Bolívia, 7) Noruega, 8) Finlândia, 9) Argentina, e 10) Suécia.

14) Os filmes de Zombie Strippers (2008) e Zombies, Zombies, Zombies (2008) são classificadas como alguns dos piores filmes de zumbis de todos os tempos.

15) Zumbis no mito chinês são chamados de Shi Kuang (o “salto de cadáver”). Enquanto eles têm corpos humanos, eles não têm o pensamento independente ou livre arbítrio. Em alguns mitos chineses, os zumbis são pessoas mortas que morrem longe de casa e tem que caminhar de volta para suas aldeias de origem antes que eles possam descansar em paz.

16) Alguns cientistas afirmam que um apocalipse zumbi não é necessariamente uma impossibilidade porque os seres humanos são suscetíveis a neurotoxinas, parasitas cerebrais, vírus da raiva verdadeira (como a doença da vaca louca), neurogênese e nanobots (que pode operar em um hospedeiro, mesmo depois de o anfitrião morreu).

17) A maioria dos sobreviventes deveriam aderir à seguinte lista de sobrevivência: 1) 14-90 dias de alimentos não perecíveis, 2) uma fonte de água pessoal para 14 dias. Para 90 dias uma fonte de água potável. 3) pelo menos uma arma de fogo, com 1.000 a 10.000 rounds de munição, 5) um gerador de eletricidade a gasolina com 2 a 4 semanas de combustível e 6) Treinamento de combate próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário