sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Enem 2013: O que pode e o que não pode levar para os locais de prova

RIO - Os 7,1 milhões de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ter atenção com as regras para a realização do processo seletivo, neste fim de semana, a partir de 13h (horário de Brasilia), tanto no sábado quanto no domingo. Tire suas dúvidas sobre o que você pode ou não levar para o seu local de prova e leia com atenção outras orientações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).


Atenção ao horários:
 Todos os anos, a triste cena de candidatos chorando porque chegaram dois minutos atrasado se repete. Não seja um deles. Os portões os locais de prova serão fechados às 13h (horário de Brasília). Os fiscais não terão nem 30 segundos de tolerância. Portanto, seja prevenido e se programe para chegar lá às 12h, quando os portões se abrem. E muita atenção com um detalhe: se o seu estado não está em horário de verão, os portões serão fechados às 12h (hora local). Mesmo assim, chegue uma hora antes.
Duração:
No sábado, a prova terá 4h30 de duração e, no domingo, 5h30.
Documentação:
 Os participantes devem levar um documento original com foto. Entre os documentos válidos para o exame, estão as cédulas de identidade (RG) expedidas pelas secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, ordens ou conselhos de classe com validade de documento de identidade, carteira de trabalho e previdência social, certificado de dispensa de corporação, certificado de reservista, passaporte, carteira de habilitação (com foto), na forma da LEI 9503, e identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros. Se o seu documento foi roubado ou extraviado, vá até uma delegacia e leva um boletim de ocorrência ao local da prova.

O que pode levar: 
Deixe em casa sua caneta multicores da Hello Kitty. O estojo para o Enem é básico. Os candidatos devem usar caneta esferográfica de tinta preta e material transparente. Água e comida também são permitidos dentro de sala. Aliás, é bom mesmo você levar algo para comer e beber. É importante o candidato estar bem hidratado nessa maratona.
O que não pode levar:
Lápis, caneta não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, anotações, boné, viseira, óculos escuros. Além disso, o Enem é uma prova total offline. É proibido levar qualquer equipamento eletrônico, como iPods, tablets, telefones etc. Estes poderão ser guardados numa embalagem fornecida nos locais de prova. No ano passado, muita gente foi eliminada ao fotografar a prova com seu telefone e postar nas redes. Não dê esse mole! Viva como uma pessoa do século XX ao menos por algumas horas.
Cartão resposta e caderno de questões: Antes de encarar as questões, o candidato também deve marcar no cartão resposta qual a cor do caderno de questões que lhe foi entregue. São quatro cores. Verifique se a cor do cartão de questões é a mesma do cartão de respostas (isso já deu confusão antes). Os participantes devem ainda transcrever no cartão a frase apresentada na capa do caderno. A frase serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato e não é considerada na hora da correção.
Gabarito: O MEC só divulga o gabarito oficial do exame na quarta-feira após a prova. As notas dos candidatos ainda não têm data para divulgação, mas, normalmente, isso acontece nos últimos dias de dezembro.

Com que roupa: 
Vista-se roupas confortáveis, para isso não se tornar um problema ao longo da prova. Não é hora de se preocupar com o estilo. Deixe em casa aquela camisa polo justa ou o vestido apertado. Chinelos também são permitidos. Estamos próximos do verão, mas convém levar um casaco leve, para o caso de o ar condicionado decretar o inverno dentro da sala.
A prova: Deixamos esta por último porque o candidato já deve estar careca de saber. No sábado, são 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, serão 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da “temida” redação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário