segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Na China a comida é preparada com óleo de esgoto. Confira aqui

Diariamente, milhões de pessoas se alimentam de “comida de Rua”. Na China então, isso é MEGA comum, e para tudo que é lado tem gente fritando coisas na rua. Acontece que para cozinhar, o comerciante de rua muitas vezes usa o chamado “óleo de esgoto”. Trata-se exatamente do que o nome diz. Esta gordura é coletada no esgoto! Mas não só lá. Eles também compram gorduras de fontes de pouco apetitosas, como graxa de matadouros, subprodutos da limpeza de caixa de gordura dos restaurantes e assim por diante…
Toda essa gordura é processada e vai passar por algumas etapas que as fazem parecer com o óleo convencional.
Tudo começa com a coleta uma lama oleosa de um bueiro de esgoto! As imagens abaixo são frames de um video feito por um morador da cidade de Shenzhen.
Essa gosma do esgoto vai parar na comida, mas antes, ela segue para um processamento em uma instalação subterrânea escondida dos olhos de curiosos. Ali ela irá ser misturada com outras gorduras animais. Depois de filtrada, será fervida em grandes tonéis.
 
Tente imaginar o cheiro terrível desse lugar!
Outras versões de óleo de esgoto utilizam pedaços de carcaças descartadas de animais, gordura animal e peles, órgãos internos, e carne de baixa qualidade ou mesmo pedaços vencidos de carne, a maioria podre, que são cozidas em grandes cubas, a fim de extrair o seu óleo. 
Polícia investiga depósito de óleo de esgoto
É um bom negócio! O óleo de cozinha usado pode ser comprado por entre 859 e 937 dólares por tonelada, enquanto um produto limpo e refinado não sai por menos de 1.560 dólares por tonelada.
Assim, há um grande incentivo econômico para produzir e vender o óleo de esgoto. Estima-se que cerca de um em cada dez pequenos estabelecimentos de alimento da China use óleo de esgoto!
O primeiro caso documentado de óleo de esgoto foi relatado em 2000, quando um vendedor de rua foi encontrado vendendo óleo suspeito que ele disse que obteve no lixão de um restaurante.
Em setembro 2012 , uma investigação (ainda em curso) sobre a suspeita de uso de óleo de esgoto como matéria-prima na indústria farmacêutica chinesa foi revelado.
Óleo de esgoto tem demonstrado uma altíssima taxa de toxidade. Os efeitos mais brandos são a diarréia e dor abdominal. Há também relatos de que o consumo a longo prazo desse óleo pode causar câncer de estômago e fígado, bem como deficiências de desenvolvimento em recém-nascidos e crianças.
He Dongping, professor da Universidade Politécnica de Wuhan
As autoridades estão empenhadas em desbaratar as quadrilhas do óleo de esgoto. Até o momento, já foram feitas mais de 2.000 prisões, mas apesar disso, é como dizem, o “buraco é mais embaixo”. He  Dongping diz a um entrevistador  do China Youth Daily que  ”pode levar dez anos antes de o país solucionar o problema do óleo de esgoto”.
Aproveite para dar a sua opinião e para curtir nossa fanpage no Facebook Cruel Realidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário