quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Você sabe o que é calceteiro?

Calceteiro. [Do esp. calceteroS. m. Operário que calça as ruas com pedras justapostas; empedrador. Origem e história: As calçadas com pavimento existem desde os povos tribais, que construiam superfícies que serviam para execução dos rituais religiosos e rituais de poder.
Dentre os vários tipos mais conhecidos  existem as calçadas romanas, onde se utilizam pedras de diversos tamanhos e sem nenhuma uniformidade.
Calçada romana
Outro exemplo, porém mais recente, é a calçada portuguesa, que tem como característica a utilização de pedras de origem calcária e basáltica, em sua maioria pretas e brancas, formando desenhos.
Calçada portuguesa
Calceteiro provavelmente é uma das mais antigas profissões conhecidas, da mesma forma que a de prostituta.
Devida à prática de reaproveitamento de pedras para novas construções, são poucos os exemplares antigos que chegaram aos nossos dias em bom estado de conservação.
Atualmente a maioria das cidades tem suas ruas cobertas por asfaltos, uma técnica mais barata, porém nem tão bonita. Os carros agradecem, mas a cidade fica com cara de cidade grande, o que em Minas Gerais é algo que não queremos.
Por estar cada vez mais difícil empregar este profissional, vemos muitos trabalhos sendo realizados de forma incorreta, tendo que ser refeito constantemente.
Ouro preto (foto) é um exemplo de um trabalho bem feito e duradouro.


















Em compensação, em Santa Rita do Sapucaí não há uma rua que não esteja sendo remexida para consertar um serviço malfeito. Minha rua que o diga.
Para fechar este post, um pouco de cultura, um pequeno poema que encontrei em minhas pesquisas, de um autor chamado Tony (não encontrei maiores referências).
Lembrai-vos desta arte,
Penso que tem defesa!
Aparece em toda a parte,
Pois ela é bem portuguesa.
Quis sobretudo ser franco,
Fala aberto o coração!
Trabalho o preto e o branco,
Sou um ourives do chão.



Curta a nossa fanpage no facebook Cruel realidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário