quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Saiba o que fazer para diminuir o desconforto na depilação

Um creme anestésico pode reduzir o desconforto da depilação 

Em alguns casos, a depilação pode trazer certo desconforto, é verdade. Mas as mulheres – e atualmente os homens – estão dispostos a passar por isso em nome da beleza. O uso da dobradinha esfoliante e hidratante já garante uma pele mais macia e saudável. Enquanto o primeiro auxilia na remoção de células mortas, diminuindo a chance dos pelos encravarem, o hidratante mantém a pele saudável. “A pele ressecada fica vulnerável e sofre mais com qualquer tipo de procedimento, inclusive com a depilação”, diz a dermatologista Bianca Wiedemann. Há quem tenha maior sensibilidade e quem seja mais resistente. Mas a técnica escolhida também conta na hora de avaliar o desconforto.

A lâmina e os cremes depilatórios não causam tanto incômodo, a menos que haja alguma reação alérgica a um ou outro. Também há quem sofra com problemas como irritação, foliculite e pelos encravados, que podem ser agravados por esses dois métodos. Além disso, não retiram os pelos desde a raiz e precisam ser usados várias vezes na semana.

Em relação a depiladores elétricos, há modelos que contam com sistema de vibração e massageadores acoplados, que estimulam suavemente a pele. A proposta é “distrair o cérebro”, tornando a depilação mais confortável. Há ainda modelos à prova d’água para usar durante o banho, facilitando a retirada dos pelos, já que a água quente amacia a pele e reduz o desconforto.

O laser é uma técnica que costuma causar certo incômodo, mas tudo depende da área do corpo a ser depilada, se tem mais ou menos fibras nervosas, quantidade de melanina e densidade de pelos. Varia também conforme a energia aplicada. Quanto maior, mais chances de causar desconforto. Disparos muito próximos entre si também provocam mais dores.

A linha elimina os pelos desde a raiz e deve ser utilizada preferencialmente em áreas pequenas. Assim, o desconforto acaba sendo rápido. Logo depois, pode surgir uma vermelhidão, que desaparece em instantes.

A cera quente dilata os poros, o que facilita a retirada do pelo, e é uma vantagem. Mas, se aplicada em temperatura alta, pode causar queimaduras e manchas. Para quem aquece em casa, fica mais difícil ainda acertar. Já a cera fria é aplicada em temperatura ambiente. Ela extrai o pelo sem relaxar a pele. Pode causar lesão na hora de removê-los ou quebrá-los, se não for bem puxada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário